Com uma marca recém-atingida com mais de 25 milhões de usuários no país, já faz tempo que o LinkedIn deixou de ser visto pelos brasileiros como um “substituto do currículo”.
Além de impulsionar ou criar redes e facilitar a busca por emprego, o site também é um importante instrumento de marketing pessoal - ou seja, mais fácil se você entender o perfil como um "anúncio público" do qual você pode oferecer no mercado.
Uma opção recentemente adicionada à rede social promete ajudar ainda mais a construção de sua marca profissional: uma plataforma para publicar textos de sua autoria no site.
Com uma ferramenta , qualquer usuário pode escrever comentários e análises sobre o mundo do trabalho e seu segmento de atuação. Basta clicar no botão laranja “Publicar”, no topo da página inicial no LinkedIn.
A funcionalidade é usada tanto por figuras de projeção global, como Hillary Clinton, Bill Gates ou Mohamed El-Erian, quanto por profissionais “anônimos” e jovens recém-saídos da faculdade. Os autores de maior destaque entram para o grupo de "influenciadores" do LinkedIn .
Uma versão em inglês da plataforma foi lançada em agosto de 2015 e inspirou uma tradução da ferramenta para outras línguas, como o alemão e o francês.